sexta-feira, 27 de março de 2015

Avifauna (família Psittacidae, Rheidae, Anhimidae)

Apresentaremos uma lista sobre algumas das espécies mais interessantes de aves que encontramos neste campo, como são muitas espécies, não abordaremos o comportamento e a descrição tanto morfológica quanto ecológica de maneira tão complexa quanto fizemos com os outros grupos.
Começaremos pela família mais colorida e uma das mais diversas e chamativas do pantanal:

Psittacidae:



nome científico: Ara ararauna
nome popular: Arara Canindé
nome em inglês: Blue- and-Yellow Macaw
tamanho médio: 85 cm
Uma das araras mais conhecidas, difere-se das demais pelo tamanho e pela coloração amarela na proção ventral e na parte inferior da cauda. Vista próxima a Buritizais, matas ciliares e áreas úmidas de outra fisionomia. Podem ser vistas aos casais, por se tratar de uma ave até então considerada monogâmica, ou em grandes bandos.






fonte da foto:http://www.biopix.com/blue-and-yellow-macaw-ara-ararauna_photo-70900.aspx




nome científico: Ara chloropterus
nome popular: Arara-vermelha-grande
nome em inglês: Red-and-Green Macaw
tamanho médio: 95 cm
A tonalidade do vermelho vivo e as asas com cores esverdeadas e azuladas identificam a espécie, observada sempre próximo à florestas ou matas ciliares e até mesmo cerradões. São observadas ou aos casais ou em bandos, podendo inclusive se aproximar de habitações humanas.



fonte da foto : http://www.playbuzz.com/samlocklin10/can-you-name-all-the-bird-species


nome científico: Anodorhynchus hyacinthinus
nome popular: Arara-azul-grande
nome em inglês: Hyacinth Macaw
tamanho médio: 100 cm (1 metro)
Maior arara do mundo, é inconfundível pela cor azul-cobalto, encontrada em quase todos os ambientes abertos que possuam nos arredores uma palmeira (família Arecaceae) da espécie Scheelea phalerata, popularmente conhecida como Acuri. Essa espécie de ave se alimenta bastante dos coquinhos desta planta e eventualmente há nidificação nessas árvores.

fonte da foto:http://fondeurenfersson.deviantart.com/art/Anodorhynchus-hyacinthinus-455872103


nome científico: Orthopsittaca manilata
nome popular: Marcanã-do-buriti
nome em inglês: Red-Bellied Macaw
tamanho médio: 50 cm
Esta espécie é vista rodeando os buritizais, que é uma Arecaceae da espécie Mauritia flexuosa, também podem ser vistos e identificados em grupos ou casais em outras matas ciliares ou palmais. A sua identificação se dá pela coloração amarela da face nua e pela mancha vermelha na região do ventre.



fonte da foto:https://www.flickr.com /photos/marcelocamachobv/4965314518/


nome científico: Primolius auricollis
nome popular: Maracanã-de-colar
nome em inglês: Yellow-Collared Macaw
A principal característica que auxilia na identificação e principalmente na diferenciação entre o Maracanã-de-colar e o Maracanã-do-buriti é a presença da face branca nua e de uma faixa amarela bem forte atrás do pescoço, que fornece o epíteto específico da espécie "auricollis" (auri =  amarelo, collis = pescoço). Podem ser vistos em bandos ou casais.


fonte da foto:https://www.flickr.com/photos /jquental/6007117180/


nome científico: Aratinga leucophtalma
nome popular: Periquitão-maracanã
nome em inglês: White-Eyed Parakeet
tamanho médio: 35 cm
Completamente verde com algumas salpicadas avermelhadas na cabeça, no pescoço e no encontro das asas. Durante o voo, pode-se avistar as manchas vermelhas e amarelas na parte ventral da asa. Bastante adaptável e inclusive comum em algumas áreas de habitação humana com alguma área verde nas proximidades.

fonte da foto:https://www.flickr.com/photos/                                                                                jquental /6007117180/

nome científico: Aratinga nenday
nome popular: Periquito-de-cabeça-preta
nome em inglês: Nanday parakeet
tamanho médio: 35 cm
Inconfundível pela cabeça e asas negras, os bandos dessa espécie podem ser vistos em diversos habitats próximos à mata, alimentam-se de sementes ressecadas de plantas aquáticas. Também conhecido como Príncipe-negro.



fonte da foto:http://www.ecoregistros.org/site/imagen.php?id=30622



nome científico: Aratinga aurea
nome popular: Periquito-rei
nome em inglês: Peach-fronted parakeet
tamanho médio: 25 cm
Um dos periquitos mais conhecidos do Brasil, facilmente distinguível pela fronte alaranjada, visto em áreas de cerrado, bordas de mata, campos sujos e até mesmo em proximidades de habitações. Nidificam em árvores ocas e em cupinzeiros.



fonte da foto:http://bbirds.net/blog/archives/802



nome científico: Pyrrhula devillei
nome popular: Tiriba-fogo
nome em inglês: Blaze-winged parakeet
tamanho médio: 25 cm
Esta espécie esta bastante interligada e situada a florestas e matas ciliares. Mais comum no Pantanal Sul e seus arredores, facilmente identificado pela porção escurecida acinzentada das penas do peito e do pescoço, assim como a presença de uma mancha vermelha no encontro da asa e no ventre.


fonte da foto:https://www.flickr.com/photos /cdtimm/ 8670433368/


nome científico: Myiopsitta monachus
nome popular: Caturrita
nome em inglês: Monk parakeet
tamanho médio: 30 cm
Esta espécie de periquito é facilmente identificado devido a coloração da fronte acinzentada e com coloração do peito branco-acinzentado. Constrói ninhos coletivos produzidos por diversos gravetos, de vez em quando associados inclusive aos ninhos de tuiuiús.




fonte da foto: http://www.isla92.com.ar/2009/08/fotos-prestadas-aves-que-nos.html


nome científico: Brotogeris chiriri
nome popular: Periquito-de-encontro-amarelo
nome em inglês: Yellow-chevroned parakeet
tamanho médio: 25 cm
Este pequeno periquito é identificado pelas cores amareladas no encontro das asas desta ave e as cores azuladas na ponta das asas. Pode ser encontrado aos bandos em áreas de bordas de mata, de cerradão e de campos sujos.




fonte da foto : http://girlbirder.com/2014/02/02/everglades-birding-festival/


nome científico: Amazona amazonica
nome popular: Curica
nome em inglês: Orange winged parrot
tamanho médio: 30 cm
Embora bem próximo fisicamente do papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), este Psittacidae é um pouco menor e possui encontro amarelo e penas da cauda alaranjadas. Vive em ambientes abertos, podendo ser encontrados em casais ou grandes bandos.





fonte da foto: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/04/confira-dicas-do-g1-para-observar-passaros-em-manaus-e-arredores.html


nome científico: Amazona aestiva
nome popular: Papagaio-verdadeiro
nome em inglês: Blue-fronted parrot
tamanho médio: 35 cm
Espécie bastante semelhante ao anterior, no entanto apresenta a tonalidade vermelha no encontro das asas, nas penas inferiores da cauda que ficam bem visíveis durante o voo. Outra característica diferenciante é a coloração mais puxada para um verde azulado no fronte.



fonte da foto:https://www.flickr.com/photos/22551294@N08/sets/72157606960143821/page4/

Família Rheidae:
nome científico: Rhea americana
nome popular: Ema
nome em inglês: Greater Rhea
tamanho médio: 1,70 m
É a maior ave do Brasil. Os machos são normalmente um pouco mais altos que as fêmeas e apresentam o pescoço preto. São facilmente observados em meio aos cerrados e campos da região Centro Oeste brasileira. São aves incapazes de voar e muito pouco derivadas evolutivamente.


fonte da foto: https://www.flickr.com/photos/cdtimm/6697666775/

Família Anhimidae:

nome científico: Chauna torquata
nome popular: Tachã
nome em inglês:Southern screamer
tamanho médio: 80 cm
Plumagem acinzentada, pernas claras de um tom alaranjado e um contrastante anel negro no pescoço. Muito comum no pantanal e podem ser vistos aos casais emitindo vocalizações em beiras dos corpos d'água e até mesmo em copas de árvores isoladas. São aves de uma família que já possuiu muitos representantes. Outra característica marcante é a máscara vermelha no rosto.



fonte da foto:http://www.ridingbrazil.com/pantanal-farm-stays.html


Família Anatidae:



nome científico: Dendrocygna bicolor
nome popular: Marreca-caneleira
nome em inglês: Fulvous whistling-duck
tamanho médio: 50 cm
Não é muito registrado no Pantanal, diferencia-se de outras espécies pela coloração cinza do bico e das patas, juntamente com o tom castanho-acanelado do peito e um branco bastante visível na cauda. Se alimenta de plantas aquáticas em corpos d'água com caráter lêntico. São aves extremamente adaptadas ao ambiente aquático, apresentam membranas interdigitais e suas penas são constantemente lubrificadas por um óleo produzido na glândula uropigiana (próximo a cauda).





fonte da foto: https://ferrebeekeeper.wordpress.com/2012/07/18/fulvous/


nome científico: Dendroocygna viduata
nome popular: Irerê
nome em inglês: White-faced whistling-duck
tamanho médio: 45 cm
Vive em grandes bandos nos arredores de lagoas, corixos, e corpos d´água lênticos. São identificados com certa facilidade por conta do rosto branco, a mancha castanho/avermelhada no pescoço, a região de trás da cabeça preta, as patas e o bico cinzas e a região do flanco ser barrada em preto e branco. São identificadas inclusive durante as noites, quando emitem sons onomatopeicos ("Ire-ire-ire").




fonte da foto:http://www.icesi.edu.co/wiki_aves_colombia/tiki-index.php?page=Introduccion


nome científico: Dendrocygna autumnalis
nome popular: Asa-branca
nome em inglês: Black-bellied whistling-duck




Nenhum comentário:

Postar um comentário