quarta-feira, 18 de março de 2015

Metodologias

Usamos duas linhas metodológicas principais ao longo do campo: Transecto motorizado e o transecto a pé.O transecto motorizado ocorre quando faz-se o uso de algum veículo que porte um motor (carro, ônibus, caminhão, moto e etc...) para se deslocar através de um determinado trajeto, descrevendo as paisagens e tentando fazer o levantamento e a identificação da fauna que for observada durante o percurso, os transectos motorizados eram em média dois por dia, um iniciava por volta das 5:40 h e outro por volta das 18 h. Há vantagens e desvantagens ao escolhermos essa metodologia de trabalho num campo, as vantagens podem ser indicadas como um maior range de cobertura espacial em um menor tempo gasto, porém há as desvantagens como a falta de detalhes na visualização dos indivíduos faunísticos e assim tornando muitas vezes imprecisa a identificação a nível de espécie ou até mesmo de gênero, forçando-nos a colocar apenas a família, a velocidade do veículo (uma média de 80 km/h) também faz com que as paisagens mudem rapidamente devido ao lugar ter sofrido bastante antropização, assim as descrições das paisagens não são tão completas e minuciosas como deveriam.

Para compensar os problemas que há na metodologia do transecto motorizado, o grupo fez muitos Transectos a pé. O transecto a pé tem como objetivos os mesmos do transecto motorizado (descrever, quantificar e identificar flora e fauna da área) durante uma caminhada por um trecho já definido e uma velocidade média de 2 km/h, normalmente os transectos a pé iniciavam as 7:30 h (devido ao fuso horário, há uma diferença de 1 h a menos em relação ao horário de Brasília). Nos transectos a pé os membros da saída de campo se dividiam em grupos de 4 integrantes e dois monitores, caminhamos por uma hora e fazemos um exercício que o método do transecto a pé possibilitava, o ponto fixo.
Os pontos fixos ocorriam a cada uma hora de caminhada, ou seja, 2 km percorridos e eram compostos por duas atividades centrais e simultâneas com duração total de 10 minutos: Ponto de escuta e coleta de formigas. No ponto fixo era importante marcar tanto o horário quanto a temperatura do solo e do ambiente, além da descrição da paisagem para uma assimilação entre ecossistema e fauna presente.
O ponto de escuta era a tentativa de direcionar as atenções as vocalizações das aves nas proximidades (um raio de 50 m aproximadamente) enquanto dois membros do grupo implantavam ao longo da trilha 10 tubos de ensaio dispostos de maneira simétrica de ambas as bordas da trilha (direita e esquerda) com distância de 10 metros entre cada tubo de ensaio. Estes tubos de ensaio continham um pedaço de salsicha de frango que após 10 minutos deixado nas beiras da trilha eram recolhidos e tampados com pedaços de algodão, normalmente com indivíduos de Hymenopteras. E assim o campo seguiu por 7 dias de muita emoção e realizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário