quarta-feira, 18 de março de 2015

Clima no Pantanal

Durante os nossos transectos, que ocorreram em Janeiro de 2015, nos deparamos com um tempo na maioria das vezes ensolarado. O mês de Janeiro está localizado exatamente no período das chuvas fortes frequentes, temperaturas elevadas e grande umidade, que vai de Outubro a Março.  Por quase todos os dias de transecto a pé tivemos um tempo ensolarado, mas algumas tardes acabaram com céus nublados e até com uma leve ameaça de chuva.As temperaturas se mantinham em torno dos 40° no ambiente, e algo em torno de 45° no solo. No penúltimo dia de transecto a pé, após chegarmos na pousada, enquanto passávamos os dados, uma forte chuva caiu, dividindo o céu em várias tonalidades.
Foto por Luiza Sardinha




Desnecessário dizer que a cada ameaça de chuva o grupo já considerava guardar imediatamente todos os materiais que poderiam ser danificados, como binóculos e guias, e colocar as capas de chuva No meio do segundo dia, enquanto ainda estávamos em campo, houve uma grande ameaça de chuva, mas por sorte a mesma foi afastada por fortes ventos.
Os ventos muitas vezes aliviavam a sensação térmica, tornando mais suportável andar sob o sol do meio-dia, por exemplo. 

No ultimo dia, o grupo Rhynchotus(apesar de incompleto) foi surpreendido em campo por uma forte chuva que iria derrubar árvores, ilhando metade dos grupos do ônibus e prendendo a outra metade no fim da estrada. Com inúmeros raios caindo nas proximidades, ventos fortes, aquele era um ambiente desafiador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário